Seminário Habitat III Participa BRA ONU (Organização das Nações Unidas) realizará no ano de 2016 a terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III). O objetivo da Habitat III é debater e apontar novos desafios para o processo de urbanização mundial, focando em uma “Nova Agenda Habitat”, que também poderá influenciar e impactar diretamente o destino das cidades e de parcela cada vez maior da população mundial.

Atualmente, os países membro da ONU estão construindo os seus relatórios nacionais para subsidiar a elaboração da Agenda Habitat III. No Brasil, para assegurar a constituição do nosso relatório através de processo coletivo e democrático com participação social serão utilizadas ferramentas de consulta pública (Participa BR), um seminário nacional, contribuições por meio dos Conselhos de Cidades, debates e demais iniciativas das organizações sociais e dos governos locais.

Formas de participação para o Habitat III

Consulta Pública: Realizada por meio de um questionário, a Consulta, tem como finalidade ampliar o debate na sociedade, com seus diversos atores, revelando nossa diversidade regional e a identidade de nosso povo.

Seminário Nacional Habitat III Participa Brasil: O Seminário acontecerá nos dias 23 a 25 de fevereiro e tem como objetivo estruturar o debate sobre os temas centrais da questão urbana no Brasil. Haverá três formas de participação:

Seminário Livre (Online em grupo): para as organizações, fóruns, redes, entre outros, que queiram ampliar as discussões localmente, envolvendo mais pessoas no processo de elaboração do documento do Brasil para a Habitat III. Os grupos que tiverem interesse em transmitir o Seminário deverão entrar em contato com a organização do evento através do e-mail: habitat3participabrasil@cidades.gov.br, ou pela própria plataforma (Participa.br/habitat), para assim contribuir, viabilizar e divulgar a iniciativa. Os documentos produzidos, durante as discussões locais do Seminário, poderão ser enviados para a comunidade na plataforma, para integrar-se ao conjunto de documentos do Brasil para a Habitat III.

Online: por meio da comunidade enviando perguntas, dúvidas e sugestões para os convidados do evento.

Presencial: com inscrições a partir de 26 de janeiro até 13 de fevereiro apenas pela plataforma virtual participa.br/habitat.

Histórico

A primeira Conferência Habitat (Habitat I) ocorreu em Vancouver em 1976, quando os Estados passaram a reconhecer a rápida urbanização como um fenômeno em escala mundial e apontaram à necessidade de reflexão sobre seus impactos.

Em 1996, vinte anos depois, na segunda Conferência Habitat (Habitat II) são reafirmados os desafios de lidar com a rápida urbanização e é construída uma Agenda Global, que trata de temas como a Moradia adequada para todos e a noção de assentamentos humanos sustentáveis.

Essa agenda mundial, com o tema do direito à moradia, influenciou e apoiou inúmeras ações e iniciativas em todo o mundo por cidades mais justas e humanas.

Entretanto inúmeros desafios ainda se colocam em todo o mundo para que as cidades possam ser espaços de vida digna e com qualidade.

O objetivo da Habitat III é debater e apontar novos desafios para o processo de urbanização mundial, focando em uma “Nova Agenda Habitat”, que também poderá influenciar e impactar diretamente o destino das cidades e de parcela cada vez maior da população mundial.

Atualmente, os países membro da ONU estão construindo os seus relatórios nacionais para subsidiar a elaboração da Agenda Habitat III. No Brasil, para assegurar a constituição do nosso relatório através de processo coletivo e democrático com participação social serão utilizadas ferramentas de consulta pública (Participa BR), um seminário nacional, contribuições por meio dos Conselhos de Cidades e debates e demais inciativas das organizações sociais e governos locais.

Essa consulta pública tem como finalidade ampliar o debate na sociedade, com seus diversos atores, revelando nossa diversidade regional e a identidade de nosso povo.

Fonte: Participa BR