Movimentos reúnem com Secretário Geral da PresidÊncia da República em Porto AlegreNa noite de segunda-feira, dia 30, movimentos sociais da CMS receberam o Secretário Geral da Presidência da República, o Ministro Miguel Rossetto. O encontro aconteceu na sede da CUT e contou com a presença da CONAM, FEGAM, MNLM, CUT, CTB, UNEGRO, UBM, Pastorais, Entidades de Juventude, Trabalhadores Rurais e Urbanos.

Na conversa com os movimentos populares urbanos destacaram a importância de ter uma agenda positiva para os movimentos e para a sociedade brasileira, que se avance ainda mais, com um salto de qualidade na política urbana “Se a vida melhorou da porta para dentro da casa dos brasileiros, da porta para fora ainda faltam o saneamento, a mobilidade, os serviços e equipamentos públicos de qualidade”, destacou Getúlio Vargas Jr – representando a CONAM na reunião;

Já o Presidente da FEGAM, Valério Lopes, destacou que “aprovamos as leis setoriais de saneamento, mobilidade, habitação, entre tantas outras propostas, que não saíram do papel e tem dificuldade de sair do papel e virar realidade nos municípios brasileiros, este é um grande desafio que temos que superar urgentemente”.

Sobre a reunião o Ministro Rossetto destacou “É um diálogo transparente e verdadeiro que tem o objetivo de avaliar nossas políticas públicas e construir novas. Estamos dando sequência a uma agenda ampla de escuta dos movimentos sociais. Queremos que isto seja uma marca permanente do governo”.

O Ministro Rossetto destacou os encaminhamentos da reunião com os movimentos populares urbanos em Brasília, que se estabelecerá debates sobre o novo marco regulatório da participação social e o compromisso que os repasses do MCMV entidades 2015 não terão atrasos.

Foi relembrado que dia 15 de abril teremos as mobilizações da jornada de luta dos movimentos populares pela reforma urbana nos estados e o grande ato nacional no dia 16 de abril.