crack_e_possivel_vencerAté a próxima sexta-feira (22), poderão ser feitas as inscrições para a 5ª edição do curso Prevenção do uso de drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD-MJ) em parceria com a Secretaria de Educação à Distância da Universidade Federal de Santa Catarina (SEaD-UFSC).

Segundo a organização este curso oferecerá 40.000 (quarenta mil) vagas para conselheiros municipais e líderes comunitários de todo Brasil, buscando fortalecer a atuação em rede para a prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas. Este curso é uma importante ferramenta para disseminação de informações qualificadas sobre a temática das drogas e possibilitará aos conselheiros e líderes comunitários se articularem de uma rede local, em cada município, preparada para abordagem das questões relacionadas ao uso do crack e de outras substâncias.

O curso será totalmente gratuito e terá carga horária de 120 horas, na modalidade de Ensino à Distância – EaD, contanto com atividades desenvolvidas ao longo de 12 semanas, por um período de três meses. Além disso, o curso oferece certificado de extensão universitária emitido pela UFSC a todos os alunos que concluírem com êxito as atividades propostas ao longo das aulas.

O público-alvo é composto por conselheiros dos diversos conselhos sobre drogas, tutelares, de direito da criança e do adolescente, de educação, de saúde, de juventude, do idoso, do trabalho, conselhos escolares, de segurança comunitária, de assistência social, bem como lideranças comunitárias que atuem em ações de prevenção ao uso de drogas.

O conteúdo do curso foi elaborado por especialistas da área e reúne informações atualizadas sobre: classificação das drogas e seus efeitos, padrões de consumo de drogas, tratamento, redução de danos, prevenção ao uso de drogas, legislações, políticas públicas sobre drogas e outros assuntos correlatos. Esta edição contará com um conteúdo inédito sobre Diretos Humanos.

Para inscrever-se no curso, basta acessar o site do SENAD, clicando aqui, digitar o número do CPF, nome completo e e-mail. Será enviada uma mensagem de validação do e-mail. Após a confirmação, é possível continuar a inscrição.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Monitoria Administrativa da SEaD-UFSC por intermédio do e-mail conselheiros5@sead.ufsc.br

 

Rodinei Costa
Diretor da CONAM