2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil
Brasília-DF, 02/04/14 – Inicialmente prevista para ser realizada em maio deste ano, a etapa nacional da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (2ª CNPDC) teve sua data alterada para o período de 4 a 7 de novembro de 2014. O informe foi dado pelo Ministério da Integração Nacional em nota publicada, nesta quarta-feira (2), no site do ministério.
 
Com o adiamento, também foi estendido o prazo para realização das etapas preparatórias da 2ª CNPDC. Agora, os Estados têm até o dia 7 de junho para realizar as suas conferências. As etapas livres, que podem ser convocadas por qualquer pessoa, poderão ocorrer até 15 de maio. E a conferência virtual, que será promovida pela Comissão Organizadora Nacional, será marcada até o dia 31 de agosto. 
 
Em relação às municipais, cujo prazo encerrou em 15 de março, a decisão de estender os prazos ficará a critério dos Estados, que levarão em consideração as necessidades dos seus respectivos municípios. Mais de 1.500 municípios já participaram das etapas preparatórias da 2ª CNPDC.
 
O adiamento foi necessário devido aos elevados custos observados no período inicialmente proposto, muito próximo à realização de outros eventos oficiais no país. A realização da etapa nacional em novembro não prejudica o processo conferencial, pois todas as propostas enviadas e delegados eleitos nas etapas preparatórias da 2ª CNPDC já realizadas até o momento serão mantidos.
 
Novo calendário da 2ª CNPDC
  • Municipais: de 6 de novembro de 2013 a 15 de março de 2014
  • Estaduais: de 20 de março a 7 de junho de 2014
  • Livres: de 1º de fevereiro de 2014 a 15 de maio de 2014
  • Virtual: até 31 de agosto de 2014
  • Nacional: de 4 a 7 de novembro de 2014
Sobre a 2ª CNPDC
Novo processo de mobilização e consulta, a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil promove a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil. Coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, a proposta é definir princípios e diretrizes para a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
 
Para isso, estão em andamento diversas etapas por todo o país, divididas em: municipais, estaduais, distrital, livres, virtual e etapa nacional. A previsão é que 1,8 mil pessoas participem da Conferência Nacional. Destas, esperam-se 1,7 mil delegados, dentre agentes de Defesa Civil, representantes da sociedade civil, da comunidade científica e dos conselhos profissionais e de políticas públicas.
 
Consulte a Portaria 138, de 2 de abril de 2014, que convoca a 2ª CNPDC para o período de 4 a 7 de novembro.

 

Comunicação Social da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil
Contatos: (61) 2034-4019 / 2034-4013