Não se fala em outra coisa nos bairros: o maior evento esportivo de Rio Branco

Uma das maiores iniciativas esportivas da história de Rio Branco, o Copão Comunitário será oficialmente aberto às 16h deste sábado, 13, no Estádio Arena da Floresta, pelo prefeito Marcus Alexandre e o Governador Tião Viana. Trata-se do maior torneio interbairro já realizado no Acre e que terá a participação de 91 equipes das sete regionais de Rio Branco. Nada menos que 2,2 mil atletas disputarão 194 partidas, sendo que o jogo de abertura terá transmissão ao vivo pelo Sistema Público de Comunicação. “É o comentário na cidade. Não se fala noutra coisa nos bairros porque nunca tivemos uma competição desse nível. A expectativa é a melhor possível”, afirmou o presidente da União das Associações de Moradores de Rio Branco (UMARB), Gilson Albuquerque.
O Copão Comunitário é uma realização da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), criada por Marcus Alexandre para fomentar a prática de atividades esportivas e elevar a qualidade de vida das pessoas através do lazer e do desporto. O evento conta com a forte parceria do Governo do Estado, da  União Municipal das Associações de Moradores de Rio Branco (UMAMRB) e da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola  do Acre (ACISA). É a continuidade do Calendário Esportivo do Município de Rio Branco, outra conquista da gestão de Marcus Alexandre. 
 
As partidas acontecerão aos sábados à tarde e aos domingos pela manhã e à tarde. As equipes vencedoras das regionais serão premiadas com troféus e medalhas e se classificam para a segunda fase (inter-regional). Na segunda fase (inter-regional), os jogos acontecerão no Estádio José de Melo e o Encerramento no Estádio Arena da Floresta. Definindo Campeão e Vice do Copão Comunitário.
Os detalhes vêm sendo definidos entre representes da SEMEL e da Secretaria-Adjunta de Esporte do governo do Estado. Está acertado que o campeão vai receber troféu e medalha e que a associação de moradores do time vencedor será premiada com uma motocicleta. 
 
As parcerias estão sendo destacadas pelo professor Afrânio Moura, titular da SEMEL, como fundamentais na realização do Copão. “Toda essa estrutura do estádio Arena da Floresta, juntamente com a equipe da Secretaria de Educação e Esporte do Governo do Estado, darão ainda mais qualidade ao Copão”, afirmou o professor, ele próprio um dos gestores mais experientes na condução de grandes eventos.
 
Musa do Copão agita torneio
 
Nas reuniões de planejamento ficou também definido a realização do concurso Musa do Copão Comunitário 2013, detalhe chancelado pela UMARB. Cada bairro poderá inscrever uma candidata à Musa do Copão, que acompanhará sua equipe durante a festa de abertura, onde acontecerá uma primeira seletiva para escolha das candidatas. A escolha da rainha coincide com a partida de encerramento do torneio.  A vencedora levará a faixa e o título de Musa do Copão 2013.
 
Tudo isso, essa vasta programação, faz do Copão um evento de inclusão social na opinião do secretário Mauro de Deus: “o que queremos que o esporte seja cada vez mais uma importante ferramenta de inclusão social e que a prática esportiva alcance todas as pessoas, independentemente da sua classe social”, comentou.
 
O QUE É O COPÃO COMUNITÁRIO?
 
É o maior torneio interbairros já realizado na capital do Acre. Está no Calendário de Atividades Esportivas de Rio Branco com a participação, nesta primeira edição, de 91 comunidades das sete regionais.  Na primeira fase, os jogos acontecerão em cada regional, sendo definido campeão e vice-campeão da regional. As sedes do torneio estão assim distribuídas:
 
Regional Seis de Agosto – Campo do Atlético
Regional Cadeia Velha – Estádio José de Melo
Regional São Francisco/Tancredo Neves – Estádio José de Melo/Campo do Juventus
Regional Estação Experimental – Campo da Assembleia
Regional Floresta/Calafate – Campo B do Calafate
Regional João Eduardo – Campo do Vidal
Regional Belo Jardim/Vila Acre – Campo do Bacu e Campo do Airton
Fonte: Prefeitura Municipal de Rio Branco