A CONAM está presente no Encontro do Fórum Nacional de Reforma Urbana – FNRU, que acontece entre 26 e 29 de outubro, em Recife.

O encontro começou na quinta-feira com a Conferência Livre de Vigilância em Saúde e Reforma Urbana. Em um debate qualificado, foram levantadas preocupações relacionadas ao financiamento da saúde e do saneamento, do controle social e da necessária qualificação da ação dos movimentos nessa pauta, bem como fortalecer iniciativas como abaixo-assinado contra a Emenda Constitucional 95/2016. Acompanharam o debate os representantes da CONAM no Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto (Peixe) e Wanderley Gomes.

Na sexta-feira (27), ocorreu o debate de conjuntura e os rumos do FNRU com o professor João Roberto Lopes e a professora Tânia Bacelar, que fez uma belíssima apresentação lastreada na evolução econômica histórica e política, mencionando contradições e as condições na luta pelo direito à cidade. Os debates apontaram a necessidade de avançar na construção de um novo projeto nacional de desenvolvimento.

Na parte da tarde aconteceu o Ato pelo Direito à Cidade, onde a CONAM marcou sua presença com lideranças e militantes comunitários de Recife.

O debate segue no sábado. No domingo haverá reunião da Coordenação do Fórum para consolidar os resultados dos 3 dias de debate.

De Recife,

Getúlio Vargas Júnior
Presidente da Conam