Domingo, dia 08 de dezembro, houve a eleição da nova diretoria da Associação dos Sem Teto de Americana – ASTA, nesta eleição foi eleito para presidente o dirigente da FACESP, Ademir Manteiga, experiente militante com vinte anos de atuação no movimento comunitário para o mandato de três anos, segundo Manteiga a luta pelo direito a moradia digna continuará sendo a principal pauta da entidade neste triênio.

Após a proclamação do resultado Manteiga ressaltou a importância de fortalecer ainda mais a ASTA na trincheira de luta pelo direito a moradia na cidade de Americana. Hoje a entidade conta com mais de 2000 famílias associadas, com 4 grupos já contemplados e os outros 4 em negociação com a Caixa Econômica Federal.

Manteiga relembrou as lutas dos anos 90, a heroica resistência dos movimentos sociais a aplicação do neoliberalismo, naqueles anos não tínhamos emprego e muito menos moradia popular. Com muita luta derrotamos o neoliberalismo que entregou nosso país ao capital estrangeiro, deixando um exercito de desempregados e o país mergulhando numa grande recessão.

Com a vitória de Lula e das forças avançadas da sociedade em 2002 inaugura-se um novo ciclo progressista, obtivemos muitas conquistas sociais neste período, e a de maior impacto pro movimento de moradia foi o programa Minha Casa Minha Vida que possibilitou moradia digna a milhares de famílias trabalhadoras. Sabemos dos desafios a serem enfrentados pelo movimento de moradia por um Brasil mais justo e democrático.

“Em tom emocionado afirmou o dirigente que o movimento faz a luta pela moradia digna, pela democracia e pelos direitos sociais tendo como perspectiva a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”. Finalizou Ademir Manteiga.

Viva a luta pela moradia digna!
Viva a luta do movimento comunitário!