Faixas12º Congresso Nacional da CONAM – Confederação Nacional das Associações de Moradores, realizado de 23 a 25 de maio de 2014, em João Pessoa-PB no Centro de Convenções poeta Ronaldo Cunha Lima, com a participação 1.350 lideranças comunitárias representando delegações de todos estados brasileiros.  

Tema: Na construção das reformas democráticas para o Brasil continuar avançando.

A CONAM, ao longo dos seus 32 anos, sempre presente nas lutas pelo desenvolvimento econômico, pela soberania nacional, por uma profunda reforma urbana, pela garantia e ampliação dos direitos sociais dos trabalhadores e das trabalhadoras, e pelo fortalecimento da democracia.

Sempre debatendo com a base do movimento comunitário a importância de elevarmos a nossa compreensão sobre a conjuntura e aumentar a participação política, interferindo nos rumos do país.

Grandes conquistas sociais e estruturais foram frutos da luta e mobilização da CONAM com suas filiadas dos movimentos sociais organizados.

Abertura do evento formação da mesa:

Abertura

Bartiria Lima presidente da CONAM, Rômulo Gouveia vice governador da Paraíba, Carlos Vieira secretário executivo representando o Ministro das cidades, Wellington Panta Leão secretário geral da presidência da república, Laercio Silva presidente da UMAC, Agnaldo Ribeiro Ex ministro das cidades e deputado federal-PB, Upiraktan Santos presidente da FEPAMOC, Emilia Correia Lima presidente da CEHAP, Guilhermo Rodrigues representando a aliança dos habitantes México, Valério Lopes representando o partido dos trabalhadores-PB, Paulo Rochel diretor de desenvolvimento institucional do conselho das cidades, Eleonora Mascia gerente nacional de entidades urbanas caixa econômica federal, Fernando Eliotério departamento de apoio a gestão participativa do ministério da saúde, Liege Rocha união brasileira das mulheres,Eder Dantas secretário de Transparência pública representado o prefeito da capital-PB, José Gonçalves secretário do estado da agricultura familiar-PB, Raul Carrion deputado estadual-RS e presidente em exercício da UNACE, Aparecido Hojaij associação nacional de serviços municipais de saneamento, Ricardo Taboza presidente da CTB estadual-PB, Edson França presidente da UNEGRO, Luciana Santos deputada federal-PE.

Banda de música 5 de Agosto

Hino Nacional pela Banda de música 5 de Agosto, da Prefeitura Municipal de João Pessoa – PB. Regência do maestro Adelson Machado.

Painéis temáticos:

Painel TemáticoPainel Temático

I painel – Movimento comunitário em defesa e pelo fortalecimento do SUS – Rumo à conferência nacional de saúde.

II painel – Movimento comunitário na construção do sistema nacional de desenvolvimento urbano – Eixo habitação, regularização fundiária, função social da propriedade da terra.

III painel – Movimento comunitário na construção do sistema de desenvolvimento urbano – Eixo transporte, mobilidade, saneamento ambiental e direito a energia.

IV painel – Análise de conjuntura internacional e nacional.

V painel – Reforma política e democratização dos meios de comunicação.

VI painel – mesa internacional, incidência em política pública – Campanha despejo zero.

Mesa de fortalecimento e organização da CONAM – adequação estatutária.

Plenária geral – Deliberação e aprovação das emendas e propostas sobre a tese com sua plataforma de luta.

Eleição dos conselheiros (as) pela bancada dos Estados.

Eleição e posse da diretoria e do conselho fiscal da CONAM para o triênio 2014/2017.

Apresentação cultural da Quadrilha junina Flor de Mandacaru do Coronel Cascavel.

Apresentação cultural da Quadrilha junina Flor de Mandacaru do Coronel Cascavel.

Apresentação cultural da dupla musical Nando & Mayara.

Apresentação cultural da dupla musical Nando & Mayara.

Objetivos do congresso:

I – Eleição da nova diretoria da CONAM;
II- Debater e deliberar sobre a realidade política brasileira;
III – Debater e deliberar sobre o movimento popular e comunitário, suas perspectivas, desafios e plataforma de lutas;
IV – Debater e deliberar sobre o fortalecimento e a organização da CONAM;
V – Debater sobre alteração estatutária;
VI – Eleger a nova Diretoria, o novo Conselho Fiscal e o novo Conselho Nacional de Entidades Associadas – CONEA. Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia.

Diretoria eleita

Diretoria eleita

Plenária

Plenária

Upirakitan Santos, presidente da FEPAMOC - Federação Paraibana do Movimento Comunitário,  anfitrião do evento e Bartiria Lima presidente da CONAM.

Upirakitan Santos, presidente da FEPAMOC – Federação Paraibana do Movimento Comunitário, anfitrião do evento e Bartiria Lima presidente da CONAM.

Por Laercio Silva